A aliança de José Serra e o DEM

“Aliança, a meu ver, é necessária. É absolutamente necessária. Conveniente, digamos.”Considero a manutenção da aliança entre o PSDB e o DEM como “absolutamente necessária” José Serra um homem de princípios!

José Serra e Arruda: uma questão de princípios

José Serra se aliou ao DEM (Democratas) um partido de direita criado a partir do PFL, que por sua vez era uma dissidência do extinto Partido Democrático Social (PDS), sucessor da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido responsável pela ditadura militar de 19641985.

O DEM (antigo ARENA) foi responsável pelo golpe militar de 64

Na tumultuada cena política de 1964, militares de baixa patente, em especial da Marinha e da Aeronáutica, declaravam seu apoio, em manifestações públicas, aos atos, atitudes e leis de caráter esquerdista do presidente da república João Goulart. Goulart planejava realizar reformas de base, entre elas, a bancária, universitária, eleitoral e agrária.

Preocupadas com a possível perda de seu domínio econômico, as elites se mobilizaram para evitar que Goulart continuasse no poder; visando enfraquecer o então presidente, foi adotado o regime parlamentarista, entre 1961 e 1962. Em 1963, após plebiscito, o regime presidencialista foi reestabelecido. No ano seguinte, Jango propôs reformas constitucionais que permitiram o controle das remessas de dinheiro ao exterior e permitir o voto dos analfabetos, maioria da população.

Um discurso de Jango na Central do Brasil,o qual determinava a reforma agrária e a nacionalização das refinarias estrangeiras de petróleo foi um dos estopins para o golpe. Em reação, no dia 19 de março, seis após o comício da Central do Brasil, foi realizada a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade“, organizada por setores da imprensa, a parte conservadora do clero, empresariado e da direita. A alegação dos manifestantes era da defesa de garantias constitucionais e democráticos.

O atual DEM antigo (ARENA) foi um partido político brasileiro criado em 1965 com a finalidade de dar sustentação política ao governo militar instituído a partir do Golpe Militar de 1964.

Apesar do grande volume de estudos acerca do governo militar no Brasil (1964-1985) pouco se sabe sobre a ARENA. Esta teve grande atuação no período, porém, escassamente abordada. Muitas são as lacunas que permaneceram em relação a história da ARENA devido à falta ou destruição de documentos ou mesmo pela inexistência desses devida a censura imposta ao Brasil, ou mesmo por falta de interesse dos historiadores.

Atualmente o DEM gostaria de ser um partido de direita moderno, com um novo programa e dirigido às camadas médias urbanas.

Como você pode notar o DEM é um partido conservador e não defende o povo. O DEM foi responsável pela ditadura miliar depondo um presidente tão popular quanto o Lula. O DEM é um partido elitista e que defende interesses dos ricos.

Anúncios
Esse post foi publicado em DEM e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para A aliança de José Serra e o DEM

  1. @Porra_Serra_ disse:

    ótimo texto,
    continue trazendo materiais para seu blog.

    Abraços,
    é dilma 13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s